Com apoio do Estado, Foz do Iguaçu vai ganhar Centro Cívico muito mais moderno

O conjunto terá mais de 25 mil metros quadrados de área construída, formado por dois volumes complementares: a Torre Administrativa e o Edifício de Segurança Pública. Estado vai entrar com R$ 74 milhões da desapropriação do Centro de Convenções.
Toda a estrutura da administração municipal de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, deve ficar concentrada em um único local: o Centro Cívico Administrativo. O governador Carlos Massa Ratinho Junior conheceu nesta quinta-feira (21) o projeto arquitetônico da estrutura, cuja construção contará com recursos pagos pelo Governo do Estado em função da desapropriação do imóvel do Centro de Eventos de Foz do Iguaçu.
O valor de R$ 74 milhões da desapropriação será depositado na conta do Ceconfi, que administra atualmente o Centro de Convenções. Como o município é o principal acionista do Ceconfi, esses recursos serão transferidos para a conta corrente municipal, para serem aplicados integralmente na construção da nova sede. A estrutura ficará no bairro Polo Centro, próximo ao Fórum da cidade e à BR-277.
O conjunto terá mais de 25 mil metros quadrados de área construída, formado por dois volumes complementares: a Torre Administrativa e o Edifício de Segurança Pública. O primeiro terá 18 pavimentos e um subsolo, com 22 mil metros quadrados de área, onde serão abrigadas as 22 secretarias municipais. Já o segundo terá um bloco com dois pavimentos, somando quase 3 mil metros quadrados de área, onde ficarão os órgãos de segurança.

CENTRO DE EVENTOS – O Estado passará a administrar o Centro de Eventos, que é próximo ao local onde será construído o Centre Pompidou Paraná, primeiro museu internacional de arte do Brasil e a primeira antena do conceituado museu francês nas Américas. O Governo do Estado assinou a utilidade pública do imóvel em maio, nos mesmos moldes do terreno do Pinheirão. O modelo jurídico de utilização a ser adotado ainda será definido com os estudos, podendo ser uma concessão ou uma parceria público-privada (PPP).

“Queremos deixá-lo mais moderno, porque com a vinda do Centre Pompidou haverá um aumento na demanda por novos eventos. A ideia é revitalizar o espaço, trazer ainda mais eventos a Foz do Iguaçu e gerar mais empregos na cidade, que está crescendo muito”, disse Ratinho Junior.

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; e da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge; o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; e demais autoridades.