29 de abril de 2025

Adetur Cataratas e Caminhos enaltece turismo com famtur e presstrip a Guaíra

Foto (2)

Durante a programação, os participantes puderam conhecer a trajetória histórica de Guaíra, que remonta aos primeiros registros europeus em 1525

Nos dias 24 e 25 de abril, o município de Guaíra foi o destino de mais uma ação de fortalecimento do turismo regional com a realização do FamTur e PressTrip promovidos pela Adetur Cataratas e Caminhos. O evento reuniu operadores de turismo, jornalistas e influenciadores digitais para explorar e divulgar os atrativos históricos, culturais e naturais da cidade, rica em tradição e belezas naturais.

“Nós consideramos que a nossa missão foi cumprida. O nosso objetivo era esse, aproximar o destino de Guaíra com esses possíveis parceiros comerciais”, destaca a coordenadora técnica de atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes.

Durante a programação, os participantes puderam conhecer a trajetória histórica de Guaíra, que remonta aos primeiros registros europeus em 1525, com a expedição do espanhol Aleixo Garcia, que percorreu a região rumo ao Peru utilizando o lendário Caminho do Peabiru. A cidade também guarda importantes marcos como o ciclo da erva-mate, iniciado no final do século XIX com a chegada da Companhia Matte Laranjeira, que impulsionou o desenvolvimento econômico da região.

Os visitantes puderam explorar a infraestrutura turística atual de Guaíra. A locomotiva número 04, a Igreja da Pedra, Rio Paraná, Ponte Ayrton Senna e ilha São Francisco estiveram no roteiro.

O Rio Paraná remete à conexão histórica entre culturas, religiões e povos.

Integração e divulgação

A ação do famtur e presstrip reforça a estratégia da Adetur Cataratas e Caminhos em integrar e divulgar os destinos turísticos da região, destacando Guaíra como uma cidade que une história, cultura e natureza, oferecendo experiências únicas aos visitantes. “Posso dizer que foi muito positivo, porque são produtos turísticos aqui de Guaíra que muita gente não conhecia, então foi uma troca de experiência e uma outra visão de quem tem esse destino que pode ser trabalhado”, enfatiza a diretora técnica da Adetur, Camila de Souza Terron, empresária de Guaíra e que conduziu a visitação.

A programação levou em consideração a gastronomia do município. O citytour contemplou a locomotiva, museu do Frei Pacífico, Vila Velha, Cine Teatro Sete Quedas, Atêlie Frei Pacífico, Igrejinha de Pedra, Capela de Nossa Senhora de Caacupêe, com degustação de chipa, pastel e bebida tradicional do Paraguai, o “cozido”.

A comitiva teve um momento de reunião com autoridades do município e Lideranças e degustação do prato típico, Pintado na Telha.

No dia 25 as atividades iniciaram às 08h com passeio de barco no Rio Paraná e trilha na ilha São Francisco. 

Reflorestada pelo artista plástico e ex-frei, Franciscano Antônio Augusto Sobrinho, conhecido como Frei Pacífico, conta com cerca de cinco mil árvores nativas e está aberta à visitação. O acesso se dá pelo Rio Paraná, a barco.