28 de abril de 2025

Prefeito Silva e Luna e Codefoz reforçam união pelo desenvolvimento

Foi a primeira reunião da nova mesa diretora do Codefoz, que acabou de ser eleita, com o prefeito - foto divulgação

Agenda reflete o trabalho institucional que alia poder público, sociedade civil e setor empresarial em prol de Foz do Iguaçu.

O prefeito general Joaquim Silva e Luna (PL) e a diretoria do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico) reforçaram a união e o diálogo em prol do crescimento de Foz do Iguaçu durante reunião nessa quarta-feira, 23. A agenda reflete o trabalho institucional que alia poder público, sociedade civil e setor empresarial. O gestor municipal é presidente de honra do conselho, conforme o regimento.

Foi a primeira reunião da nova mesa diretora do Codefoz, que acabou de ser eleita, com o prefeito. Participaram do diálogo com Silva e Luna o presidente do Codefoz, Marcelo Brito; o secretário do conselho, Jin Petrycoski – que também responde pela pasta de Turismo do município –; os secretários de Desenvolvimento e de Planejamento, Edinardo Borba de Aguiar e José Teodoro Oliveira; e Dagmar Pedrozo, da equipe técnica do colegiado de instituições.

 O prefeito elencou ações à frente da administração neste início de mandato. O presidente do Codefoz enfatizou a forma de funcionamento do conselho, que agora reúne 44 instituições, como secretarias, entidades e universidades, após alteração da sua lei de criação no ano passado. O diálogo inicial também foi de encadeamento de propósitos, em que os agentes públicos compartilharam visões e ideias para Foz do Iguaçu.

“É unir forças pelo desenvolvimento”, disse Silva e Luna. “Nosso planejamento olha a cidade por inteiro, com o foco de prepará-la para o futuro, criando as condições para que ela cresça e se desenvolva, que Foz do Iguaçu seja segura, bem cuidada e com oportunidades, boa para o turista que nos visita e para o morador”, expôs.

O prefeito destacou a importância da integração entre o poder público e a comunidade. “Agradeço o diálogo, estamos abertos para somar esforços por Foz do Iguaçu e para pensar grande”, sublinhou. Na reunião com a mesa diretora do Codefoz, o general Silva e Luna realçou que gere a prefeitura a partir de uma missão de governo e com a visão integral sobre o município.

Presidente do Codefoz, Marcelo Brito usou o verbo convergir para ressaltar o trabalho de escuta e diálogo para a construção de agendas que façam a diferença no desenvolvimento de Foz do Iguaçu e tragam melhorias efetivas para a população. “Foi uma reunião muito satisfatória, porque há sinergia e visão de trabalho conjunto a favor da nossa cidade.”

União e diálogo

O dirigente contextualizou a importância dessa interface entre poder público e sociedade civil. “Temos grandes desafios que só serão superados com essa união. E o conselho é bastante amplo, reúne atores que são essenciais para discutir, avaliar e propor soluções que nos levem à cidade melhor que todos almejamos”, concluiu Marcelo.

Já Jin Petrycoski argumentou que, quando poder público e sociedade civil se unem para criar as condições necessárias, a cidade se desenvolve. “E todos os projetos que estamos construindo em Foz do Iguaçu são pensados para a cidade, para que o morador tenha qualidade de vida e amplie o senso de pertencimento a Foz do Iguaçu, o que vai fazer naturalmente com que o destino também seja melhor para o visitante”, ponderou o dirigente do Codefoz e secretário de Turismo.

(AI Codefoz)