Vereadores acompanham prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde

Dos problemas mais alarmantes: a fila de espera de cirurgias eletivas que está em torno de 25 mil procedimentos.
Os parlamentares participaram da prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde do último quadrimestre de 2024. O evento, realizado pela Prefeitura, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro, no plenário da Câmara de Foz.
Dos problemas mais alarmantes: a fila de espera de cirurgias eletivas que está em torno de 25 mil procedimentos. “Assim como todo o Brasil, o valor gasto na saúde é maior do que a aplicação mínima necessária. Foz girou em torno 30%, o dobro do percentual necessário e mesmo assim temos diversos gargalos que precisam ser resolvidos pela gestão para darmos mais assistência a todas as necessidades . O recurso que veio de 30 milhões é para começarmos esse processo de redução das filas de espera para cirurgias eletivas”, disse o secretário de saúde, Fábio de Mello.
A vereadora Professora Marcia Bachixte, membro da Comissão de Saúde do Legislativo, destacou: “os dados ainda nos preocupam muito porque estamos distante de alcançar o que a população espera do serviço que é ofertado nas unidades de saúde, no Hospital”.
Outro gargalo no município são os atendimentos em neuropediatria. Segundo o secretário da pasta, Fabio de Mello, “a neuropediatria está no serviço do CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), mas ainda não temos prestador de serviço fixo. Temos profissional que atende em telemedicina”.
A vereadora Valentina Rocha (PT) falou sobre a função de fiscalização exercida pelo Legislativo. “Falo também como usuária do sistema de saúde, da importância da gente trazer as cobranças para cá e fiscalizar como está o caminho da saúde para que o serviço melhore para o usuário”.
Os vereadores que marcaram presença foram: o presidente, Paulo Debrito (PL), Sidnei Prestes (Mobiliza), Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos), Yasmin Hachem (PV), Valentina Rocha (PT), Soldado Fruet (PL), Evandro Ferreira (PSD), Professora Marcia Bachixte (MDB), Cabo Cassol (PL) e Adriano Rorato (PL). Durante a apresentação de dados e discussão, os parlamentares fizeram questionamentos sobre filas, fluxos de atendimentos, dentre outros pontos importantes.