22 de dezembro de 2024

Sâmis e Fernando assumem compromisso com a valorização profissional dos servidores públicos

SAMIS

Em reunião com engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Foz do Iguaçu, na tarde desta terça-feira (10), Sâmis45 e Fernando Maraninchi firmaram compromisso com a valorização profissional e a atualização do Plano de Carreira destes servidores.

A principal pauta de reivindicação da categoria é o pagamento do piso salarial, que está com defasagem de 150%, de acordo com os profissionais.

A proposta de Sâmis e Fernando é estabelecer uma previsão orçamentária para atualização do Plano de Carreira. “Estes profissionais têm inúmeras responsabilidades junto ao Município e ao Tribunal de Contas. Eles são responsáveis pela elaboração de projetos de obras públicas, levantamento de custos, fiscalização de contratos, licitações, entre outras demandas”, comentou o candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, Sâmis da Silva.

De acordo com os servidores, a remuneração inicial de engenheiros e arquitetos na Prefeitura é de R$ 4,5 mil (bruto) com perspectiva de atingir o piso da categoria, de R$ 11,2 mil, em mais de 10 anos de serviço público.

Sem um Plano de Carreira atrativo, muitos profissionais pedem exoneração ou nem assumem a vaga no concurso público. Dados do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE-PR) apontam que oito em cada dez profissionais de engenharia chamados pela Prefeitura desistem da carreira pública.

“Na nossa gestão, vamos precisar muito do trabalho de vocês (engenheiros e arquitetos) para a elaboração dos projetos e execução das obras. Havendo índice prudencial, conseguiremos atualizar o Plano de Carreira e garantir o piso da categoria”, disse Fernando.

Os candidatos também se comprometeram em manter um diálogo permanente com a categoria.