22 de dezembro de 2024

“Saúde do professor é prioridade” afirma Sâmis

SAMIS - 09

Candidato conversou com professoras da educação infantil e apresentou algumas das propostas para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais

Em reunião com um grupo de professoras da educação infantil do município, na semana passada, Sâmis45 disse que a saúde do professor será prioridade em sua gestão. O candidato a prefeito de Foz do Iguaçu informou que irá criar um programa permanente de atenção ao educador, essencial para o bem-estar e a saúde mental dos profissionais.

“Com uma equipe permanente de Saúde Ocupacional, será possível realizar avaliações periódicas e garantir a qualidade de vida destes trabalhadores. Será como um ambulatório do servidor”, explicou. “Com uma atenção psicológica mais voltada ao professor e a readequação da carga horária, teremos profissionais mais satisfeitos, menos afastamentos por motivos de doença e maior qualidade no ensino”, comentou.

Durante a reunião, as professoras também solicitaram a ampliação no número de professores de apoio nas salas de aula, para atendimento a crianças com TEA (transtorno do espectro autista), TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), com deficiências física ou intelectual.
Sâmis se comprometeu com a pauta e reforçou o compromisso em melhorar a estrutura das escolas e Cmeis, com materiais pedagógicos, salas sensoriais e profissionais capacitados.

Programa Multidisciplinar
Outra proposta de Sâmis é um programa de atendimento aos alunos, com psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos que atenderão os estudantes e darão apoio em suas necessidades emocionais, educacionais e sociais.

Sâmis também pretende criar um Centro de Atendimento Especializado para Autismo, que contará com uma equipe multidisciplinar dedicada a atender à população com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo uma abordagem inclusiva e personalizada.

“Promover uma formação de excelência que prepare os cidadãos para o futuro, envolvendo ativamente a comunidade, os professores, os alunos e o poder público, assegurando equidade e inovação em todos os aspectos é o nosso compromisso”, afirmou.