Zé Elias e Moro detalham implantação de Agência Municipal Anticorrupção em Foz
O candidato a prefeito Zé Elias 44 e o senador Sérgio Moro (União Brasil) vão detalhar nesta quarta-feira (4) a implantação da Agência Municipal Anticorrupção em Foz do Iguaçu, proposta apresentada também em Ponta Grossa, Curitiba e Guarapuava. “A agência anticorrupção será fundamental para combater o desperdício do dinheiro público e fiscalizar a prefeitura e órgãos correlatos, que é a principal prerrogativa dos vereadores”, disse Zé Elias, antes do embarque para audiência com Moro.
Em Brasília, Zé Elias vai se reunir ainda com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e discutir o projeto de regionalização do turismo, aprovado pela Câmara dos Deputados. O projeto reconhece o Mapa do Turismo Brasileiro, baseado em categorias, que indicam o desempenho da economia do setor no município. No Mapa, Foz está classificada como de categoria A, pelo número de estabelecimentos de hospedagem, empregos gerados, estimativa de visitantes domésticos e estrangeiros e arrecadação de impostos federais.
“O Mapa é instrumento do Programa de Regionalização que define as áreas em que o Ministério do Turismo deve trabalhar prioritariamente, e isso é muito importante para Foz do Iguaçu”, disse Zé Elias. De acordo com dados do Ministério, as Cataratas do Iguaçu receberam este ano mais de 1,1 milhão de turistas – 600 mil eram estrangeiros. O setor tem 151 estabelecimentos de hospedagem que geram mais de cinco mil empregos na cidade.
Transparência
Antes da viagem, Zé Elias e Leandro Costa, candidato a vice-prefeito, reforçaram aos candidatos a vereador da chapa “A União Faz a Foz” a importância da transparência na gestão pública para que os agentes públicos não fiquem reféns dos arranjos políticos. Também destacaram a proposta da criação de mecanismo e do combate sistemático contra à corrupção nos órgãos municipais.
“Os nossos candidatos enfrentaram muitos desafios para lançar uma chapa pura nesta eleição, sem os conchavos para nomeação de cabos eleitorais em troca de votos favoráveis em projetos e ações da prefeitura”, disse Zé Elias. “Foz do Iguaçu tem sofrido muito nas últimas décadas. Muitos políticos vêm de fora e querem decidir quem vai ser prefeito.”
Ele ressaltou, pouco antes do embarque para Brasília: “Os candidatos do União Brasil reiteram a permissividade da troca de cargos comissionados por apoio na Câmara de Vereadores. É isso que tem acontecido nos últimos anos e tem atrapalhado muito Foz do Iguaçu.”
Compromisso
Na reunião com os vereadores, Leandro Costa também reforçou o compromisso em combater a corrupção e os desvios de recursos públicos. “São importantes estes debates para que os futuros vereadores façam seu papel, de fiscalizar o Executivo com rigor. Quando fui presidente da Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), liderei a campanha ‘Chega de Vergonha’, justamente para dar um basta aos escândalos que colocavam Foz do Iguaçu todo dia na mídia de forma negativa, em nível nacional e estadual”, disse.
“Hoje em dia é muito comum ver os partidos se unirem para trocar cargos comissionados com a Prefeitura e deixam de fiscalizar as ações do prefeito de plantão. Por isto, os vereadores do União Brasil têm este compromisso com a população de Foz do Iguaçu”, ressaltou Leandro. A reunião contou com participação dos candidatos a vereador Mahatma Gandhi (44.133), Rogério Ojeda (44.999), Magrão do Povo (44.567), Pedagoga Rejane (44.277), Rute Beck (44.017) e Eliane Toshiro (44.123).