9 de janeiro de 2025

Saúde lidera requerimentos dos vereadores em resposta às reclamações da população

CMFI

Saúde lidera requerimentos dos vereadores em resposta às reclamações da população

Levantamento do mês aponta quais áreas tiveram maior quantidade de requerimentos e indicações dos parlamentares

A Câmara Municipal segue empenhada em atender a população de Foz do Iguaçu. Durante o mês de abril foram apresentados 48 requerimentos e 108 indicações. Através das proposições, os vereadores contemplaram áreas como saúde, obras e infraestrutura, segurança pública, educação e limpeza pública.

Saúde

Visando o bem-estar da população, a saúde foi o foco principal dos vereadores no mês de abril, com 14 requerimentos. O vereador Galhardo (PL) apresentou sete proposições, abordando a falta de medicamentos, condições precárias, demora no atendimento e horários de funcionamento, em resposta a problemas constatados diretamente pela população.

O parlamentar Dr. Freitas (PSDB) questionou a ausência de vacina antirrábica para humanos na UPA João Samek. Já o vereador Marcio Rosa (PL) abordou a questão das filas de espera para cirurgias de otorrinolaringologia e de endocrinologia infantil. O parlamentar João Morales (União Brasil), questionou o estado das cirurgias de catarata no município e o tempo máximo de espera para realização de procedimentos médicos nas unidades da rede pública.

Obras e Infraestrutura

No que diz respeito ao setor de obras e infraestrutura, o vereador Kalito Stoeckl (PDT), pediu informações sobre o impacto ambiental da construção da Perimetral Leste, além de demandar o planejamento e cronograma do asfaltamento de ruas no bairro KLP. A parlamentar Anice Gazzaoui (PP), requisitou o asfaltamento de diversas ruas no Bairro Três Fronteiras. Além disso, foram apresentadas 55 indicações na esfera de obras e infraestrutura.

Segurança pública

Na área de segurança pública, o vereador Edivaldo Alcântara (PSDB), pediu informações sobre a emenda impositiva 259/2022, que abordava a aquisição e instalação de câmeras para condomínios populares. Já o parlamentar Marcio Rosa (PL), questionou sobre a viabilidade de um patrulhamento preventivo nos arredores do Centro de Convivência do Idoso (CCI). A vereadora Anice Gazzaoui (PL) apresentou um requerimento sobre iluminação pública na rua D, no Bairro Três Lagoas, para maior visibilidade e prevenção de crimes. Também foram colocadas 11 indicações abordando a questão da segurança pública.

Educação

Na esfera educacional, o vereador Adnan El Sayed (PSD), propôs um requerimento sobre o cadastro de alunos com diabetes na rede municipal, visando garantir a segurança em caso de crises diabéticas. A parlamentar Yasmin Hachem (PV), requisitou informações do quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação em Foz do Iguaçu.

Limpeza pública

Dentro da questão da limpeza pública, o vereador Galhardo (PL), apresentou requerimentos pedindo esclarecimentos sobre o mau cheiro em bocas de lobo ao redor da Av. Gramado e o extravasamento de esgoto na rua Cláudio Coutinho. O parlamentar Kalito Stoeckl (PDT), pediu respostas sobre a demora para retirar os galhos podados pela cidade. Foram apresentadas 10 indicações na esfera da limpeza pública.

Foto: Christian Rizzi – Câmara Foz