Manifestantes encerram protesto na BR-277 em Foz do Iguaçu
Por volta das 8h30 desta terça (1.º), manifestantes que ocupavam a pista da BR-277, em Foz do Iguaçu, próximo ao Posto Gasparin, desbloquearam a circulação pela via, que estava interditada desde o final da tarde de segunda-feira (31). O grupo, composto por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, questionava o resultado das eleições.
Leia também:
– Votação de Bolsonaro em Foz do Iguaçu foi menor que em outras cidades do estado
– Santa Terezinha, São Miguel, Medianeira… Veja os resultados na região
Em nota divulgada às 8h, ainda antes da desmobilização na fronteira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou lista com 33 pontos de interdição total ou parcial nas rodovias federais do Paraná, após pico de quase 70 bloqueios durante a madrugada.
Na noite de ontem (31), a Justiça Federal do Paraná emitiu decisão liminar determinando a liberação das estradas e estabelecendo multas diárias de até R$ 10 mil para os participantes dos bloqueios.
Na lista divulgada às 8h pela PRF, o trecho oeste da BR-277 tinha interdição total em Foz do Iguaçu, já dispersada; em São Miguel do Iguaçu, junto ao radar; em uma das pistas de Medianeira (sentido decrescente), em frente ao CTG Sentinela dos Pampas; e no perímetro urbano de Céu Azul.
Nos demais pontos da 277, apoiadores do candidato derrotado bloqueavam o tráfego no trevo de Nova Laranjeiras; no Posto Palmeiras, em Laranjeiras do Sul; no Auto Posto Copa, em Guarapuava (interdição parcial); no radar, em Irati (interdição parcial); no Posto Quinta, em Campo Largo; e no Posto Aldo Locatelli, em Paranaguá. A tendência para as próximas horas é de desmobilização.
Ao contrário de rumores mal-intencionados divulgados em grupos de WhatsApp, o tráfego nas pontes da fronteira, como na Ponte Internacional da Amizade (Brasil–Paraguai) e na Ponte Tancredo Neves (Brasil–Argentina), ocorre normalmente. Na Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, o trânsito já foi liberado.
Guilherme Wojciechowski – H2FOZ /