18 de outubro de 2024

Centro de Nutrição Infantil de Foz recebe doações

Celebrando 29 anos de atuação, Centro de Nutrição Infantil de Foz faz drive-thru de doações nesta sexta

O Centro de Nutrição Infantil (Cenni) de Foz do Iguaçu promove nesta sexta-feira (23) um drive-thru para arrecadar doações diversas. A entidade atende de forma gratuita crianças e adolescentes com desnutrição, anemia, carências de vitaminas, diarreias crônicas, baixo peso, alergias, intolerâncias alimentares, distúrbios gastrointestinais e outros problemas semelhantes.

A unidade sobrevive de um vínculo com o município, que garante 70% de renda. O outros 30% são provenientes de doações da comunidade. Diante disso, a mobilização de hoje visa angaria alimentos não perecíveis em geral, caixas de leite, roupas, latas de fórmulas especiais para bebes e matérias de limpeza. A entrega pode ser feita entre as 10h e às 17h, na sede do Cenni, localizado na esquina da Avenida Antônio Raposo com a Avenida Brasil, na região central.

Tudo o que for arrecadado ajudará na manutenção da entidade, que completou 29 anos no último dia 8 de setembro. Em quase três décadas de trabalho foram atendidas 40 mil crianças com problemas diversos.

Todos os pacientes que passam pelo centro são acolhidos por uma equipe multidisciplinar e uma estrutura fundamental composta por ambulatório, onde há médicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social, psicóloga e fisioterapeuta. Neste espaço são atendidos pacientes em isco ou com distúrbio.

Em situações graves, ocorre a internação para tratamento intensivo em situações onde o paciente não apresenta melhora, requer acompanhamento ou onde o quadro precisa de investigação diagnóstica.

“Nosso trabalho atende a criança no sentido global, que não é só tratar a questão da desnutrição, é toda a questão que envolve essa desnutrição”, contou a presidente do centro, Betina Baukem Grechi.

O espaço conta ainda com centro materno, onde ocorre o atendimento de mulheres brasileiras residentes no Paraguai e na região próxima ao Cenni. Esse atendimento envolve a saúde da mulher, tais como: coleta de preventivo, pré-natal, teste rápido, puericultura de 0 a 24 meses, teste do pezinho, imunização (vacinas).

“Nós gostaríamos que o trabalho continuasse a crescer e a envolver mais pessoas. Se conseguirmos manter a equipe que aqui está, com os profissionais que temos seria excelente”, disse a pediatra e uma das fundadoras do centro, Marli Wojciechowski.

Outras entidades

Além do Cenni, outras entidades também precisam de ajuda em Foz. Uma delas é a Associação de Amparo aos Idosos, o Lar dos Velhinhos, que atende mais de 70 idosos em situação de vulnerabilidade. O local vive de doações e precisa neste momento de fraudas geriátricas, alimentos, luvas para procedimentos, leite e materiais de limpeza.

Quem quiser ajudar pode levar os produtos pessoalmente na sede da entidade, localizada na Avenida General Meira, ao lado do 14° BPM. Também é possível fazer doação por PIX, pela chave: CNPJ: 75.428.672/0001-00, ou solicitar a busca das doações pelo Whatsapp (45) 99968-2192 ou pelo telefone fixo (45) 3527-4014

Quem também está com a solidariedade é a Associação Cristã de Deficientes Físicos (ACDD), que atende centenas de pessoas com deficiências múltiplas. Para o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a entidade está arrecadando doces e brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação. É possível levar as doações na sede da instituição, localizada na Rua Mandaguari, n° 295 , Jardim Santa Rosa; ou solicitar a coleta pelo telefone: (45) 99128-1318.

GDia