18 de junho de 2024

19º Festival das Cataratas começa nesta quarta-feira (5) em Foz do Iguaçu (PR)

Evento deve reunir cerca de 9 mil participantes em uma programação intensa até sexta-feira (7).

Com a expectativa de reunir cerca de 9 mil participantes, a 19ª edição do Festival das Cataratas começa nesta quarta-feira (5) em Foz do Iguaçu (PR). O evento – que é considerado um dos maiores do turismo nacional – deve trazer uma vitrine do que há de melhor em produtos e serviços relacionados a diversos segmentos da indústria turística.

A solenidade de abertura, restrita a convidados, acontece no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, às 19h30, com a presença de diversas autoridades como o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e a ministra do Turismo do Paraguai, Angie Melillo, entre outros.

Já na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7), das 14h às 20h, o destaque fica por conta da tradicional Feira de Turismo e Negócios no Rafain Palace Hotel & Convention. A exposição deve reunir mais de 1,3 mil marcas em um espaço de 7 mil metros quadrados, com a divulgação de destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros.

Além disso, diversos eventos integram a programação paralela do Festival. “Serão três dias com atividades intensas”, destaca o idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli. “Teremos a Conferência de Governanças Regionais do Turismo da Macrorregião Sul e o Fórum Permanente do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, por exemplo. A presença de diversas autoridades torna o momento perfeito para debatermos o que é preciso”, complementa.

Outro ponto alto do evento é o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, o maior técnico-científico do turismo nacional, que já está em sua 18ª edição e agora conta com a chancela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Festival das Cataratas tem um público-alvo amplo, formado por agentes de viagem, operadores de turismo, destinos e atrativos, companhias aéreas, meios de hospedagem, profissionais de hotelaria, instituições privadas e governamentais, desenvolvedores de tecnologias, professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área, imprensa especializada e influenciadores digitais.

Foz do Iguaçu

Durante o Festival, os agentes de viagens terão a oportunidade de realizar visitas técnicas gratuitas aos principais atrativos de Foz do Iguaçu, apresentando o crachá do evento na entrada dos locais. Essa gratuidade é válida apenas durante o período do festival e desde que as visitas ocorram fora do horário de programação da feira. Todos os detalhes estão disponíveis em https://festivaldascataratas.com/participante/atrativos-conveniados-2024/.

Paulo Angeli conta que a cidade incorporou o evento. “Em 19 edições, todos os visitantes saem daqui encantados com a nossa hospitalidade e atrativos. É a demonstração de que queremos recebê-los da melhor forma e mostrar nossas capacidades. Foz ‘comprou’ o evento, então fica fácil de fazer. Todos os anos trazemos, em média, cerca de 3.500 agentes de viagem. Você vende muito mais aquilo que conhece, então, para esses agentes, é o melhor caminho”, explica.

Comunidade

Na sexta-feira (7), a partir das 16h, a Feira de Turismo e Negócios – montada no Rafain Palace Hotel & Convention – será aberta com entrada gratuita aos moradores de Foz do Iguaçu e região.